top of page

Dermatite de Contato

O QUE É:

       A dermatite de contato é uma reação imunomediada que ocorre na pele, devido ao contato com uma determinada substancia ou produto. Dentre as dermatites de contato mais comuns, podemos citar a causada por esmalte e por sulfato de níquel (presente em metais e bijuterias).

SINAIS E SINTOMAS:

      A lesão costuma ser do tipo eczema, com vermelhidão e descamação da pele, sendo geralmente limitada ao local exposto ao agente causador.

DIAGNÓSTICO:

  

      O diagnóstico é feito de acordo com a história clínica e sintomas, podendo-se utilizar o teste de contato para confirmação. Na história clínica, são importantes dados como hábitos pessoais, produtos ou cosméticos utilizados, profissão e exposição a substâncias irritantes ou sensibilizantes. A característica da lesão, assim como sua localização, também são dados importantes.

      O teste de contato consiste na aplicação de placas adesivas contendo substâncias químicas encontradas em diversos materiais, sendo realizadas leituras do teste com 48 e 96 horas.

TRATAMENTO:

        O tratamento consiste na redução da área inflamada, através de cremes corticoesteróides, associado a anti-histamínicos ou corticoides orais nos casos mais graves. É importante o afastamento da substância que causou a lesão.

bottom of page